Essa é a resposta: não! Só escrevo este post devido as inúmeras mesmas perguntas de sempre: "-... sor, o mundo vai acabar em 2012? E agora, não poderei acompanhar a Copa ou as Olimpíadas no Brasil..." heheheh eu dou risada...
Vejamos:
O que terminará é um dos ciclos do Calendário Maia, que supostamente terminará em 21 de dezembro de 2012. O fenômeno cultural de 2012 inclui mitos, lendas ou fatos para explicar o que pode acontecer em 2012. Na história da humanidade várias datas já foram estabelecidas para determinar o final dos tempos e, provavelmente, outras datas para o fim do mundo também serão estipuladas.
Quando a gente fala em fim do mundo, entenda-se como fim da raça humana, extinção da espécie Homo Sapiens por motivo natural (choque da Terra com asteroide, era glacial ou erupção de megavulcões) ou causado por uma nova guerra mundial ou pandemia. Mas mesmo que o homem entre em conflito, gerando uma nova guerra mundial, ainda poderemos ter sobreviventes.
O perigo maior está direcionado para o choque da Terra com asteroides, que a meu ver, realmente pode dizimar a espécie humana de vez.
Cito o exemplo do Asteroide Apophis, observado atentamente por astrônomos de todo o mundo, e pricipalmente por agências de exploração espaciais, como a NASA. Existem chances remotas, mas ainda assim são chances, de tal asteroide causar o fim do mundo.
Estatísticas mostram que existem chances de colisão desse corpo celeste em 2029, 2036 ou 2068... A NASA já confirmou mais de 100 mil asteróides orbitando perigosamente próximos à Terra. E vejam bem: apenas 4.000 deles são rastreados no momento! Perigo real!
99942 Apophis
Ainda temos a ação de vulcões aqui na Terra mesmo. É o caso do vulcão adormecido do parque Yellowstone, nos EUA. Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira vulcânica cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30ºC. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50°C.
Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira vulcânica cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30ºC. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50°C.
Esse último evento reduziria a porcentagem da população humana viva para níveis muito baixos.
Então, este post foi apenas para esclarecer a famosa dúvida do fim do mundo. Reitero que o mundo não acabará tão cedo. O que acontecerá certamente em 2012 é o aumento no número de suicídios, o que também aconteceu na virada de 1999 para o ano de 2000. E cá estamos, mais vivos do que nunca! :D (...ainda :P)
Fontes:
Site 1
Site 2 (National Geographic EUA)
Site 3 (Nat. Geographic Bra)
Site 4 (HowStuffWorks)
Site 5 (HowStuffWorks)
Site 6 (Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário