domingo, 3 de abril de 2011

Atividade sobre Ética (conceitos) - RELIGIÃO (1ºs anos)

Atividade 1, sobre Ética [disciplina de RELIGIÃO] (c/ uso da Internet; em duplas; responder e postar nomes, nºs, turma e data, na seção dos comentários)

Ética - Definições
A seguir são apresentadas algumas idéias de diferentes autores sobre o que é Ética e as suas definições mais usuais.

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.

Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4

A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.

A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.
A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).

Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

“Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes.

Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mas também o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.”

Tugendhat E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes 1997:35.

Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa.
Prof. José Roberto Goldim
Atividades
OBS: Queridos alunos... os exercícios serão respondidos aí embaixo nos comentários; coloquem seus nomes, ano que esta cursando e seu número de chamada, turma e data. Numere as questões e só as responda

1 - Qual a definição que mais chamou sua atenção? Por quê?
2 - Tendo em vista todas estas definições, qual a definição que você daria para a palavra ética?

Bom trabalho!
Share/Bookmark

33 comentários:

  1. Nomes:Edrienn,Geverson,Phillypi
    n° : 15 , 18 , 29

    Questão 1 : a difinição que mais nos chamou a atenção foi a 2°. Por que fala sobre o objetivo de facilitar as realizações das pessoas e que o ser humano chegue a se realizar-se a sí mesmo como tal.

    Questão 2 : A difinição que eu daria para a palavra ética é a 3° difinição que fala que a ética existem em todas sociedades humanas,e talvez mesmo entre nossos parenteses não humanos mais proximos .

    ResponderExcluir
  2. Jéssica, Adriana e Samara-1ºano/t.1075 de abril de 2011 14:41

    A definição mais especifica, e que nos chamou atenção foi:
    "Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa."
    Para nós, ética é, além do que é certo e bom na vida, também como diz no texto"arte de viver"...
    05/04/2011

    ResponderExcluir
  3. Questão1= A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

    Questão2= seria a definição dois pois fala sobre
    que a ética tem por objetivo facilitar a vida das pessoas a ética se preocupa no aperfeiçoamento do ser humano .
    - Gabriella Lopes, Rafael Vasconcellos .
    107

    ResponderExcluir
  4. Alunos:Davi,Gabrielle Alves,Dienifer e Amanda
    Turma:107

    1- É a definição estética ou poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa. Essa definição foi a escolhida porque é a que se encaixa melhor no nosso modo de pensar.

    2- Ética é tudo aquilo que nós fazemos pensando em suas consequencias, é cada um seguir a sua própria linha de pensamento; tendo sempre as mesmas atitudes, ser sempre uma pessoa correta com os outros e principalmente consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. 1- Ns gostamos mais do "Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6" pois definiu em poucas palavras o que é ser ético.

    2- Ser ético é o conjunto de regras morais que define o caráter de uma pessoa em seu convívio social.

    ResponderExcluir
  6. Questão número 1 :Gostei mais da definição de Clotet J.Pois é oque a sociedade necessita mais perfeição do ser humano.

    ResponderExcluir
  7. 107 Thaís/ Wagner/ Milena e Daniela.5 de abril de 2011 14:55

    1- Foi a de Clotet J.! Porque foi de uma forma resumida e fácil de entender, então nós concordamos com a forma que ele define a ética para as pessoas.
    2- Ética além de educação, é cultura e etc. Mas, não adianta as pessoas terem ética no serviço, só porque é uma coisa que irá lucrar e quando chega na internet(o que acontece na maioria dos casos) falar mal de todos, o que não é nada ético. Ética tem que ser aplicada em tudo, em tudo que fazemos. "Ética vem de casa", é em casa que se aprende a ter uma boa educação, se teus pai forem ladrões tu também irá ser ou tu pegará o exemplo deles para não ser, pois então, a frase.
    ______________________________________________
    Nomes: Daniela - 11, Milena - 27, Thaís - 33 e Wagner - 35.
    Turma: 107/1° Ano.
    Data: 05. Abril. 2011

    ResponderExcluir
  8. 1- É a questão dois , pois a ética tem como objetivo facilitar a vida das pessoas.
    2- Ética para nós é tudo que fazemos pensando nas consequências e que fazemos sem prejudicar as pessoas ou a nós mesmos.

    Nomes: Daniel Carvalho e Nadyne Senna.
    turma: 107.
    nºs: 10 e 28

    ResponderExcluir
  9. Anderson Holz,Cíntia Vianna.nº.4,8.turma:1075 de abril de 2011 15:12

    1.A ética tem por objetivo facilitar a realização da pessoas.Nós achamos que essa definição foi mais objetiva,mais clara,ela transmite melhor a ideia sobre a ética.

    2.A ética pode ser um conjunto de regras,ou maneiras como as pessoas agem,ou até mesmo maneiras de pensar.É um estudo como nós devemos agir.A ética tem como objetivo facilitar as nossas realizações.

    ResponderExcluir
  10. Nomes:Gabriela felix e Sara Linhares
    nº: 16, 32

    1)Definição que nós chamou mais atenção foi a segunda porque de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.


    2)ética pode ser um conjunto de regras,ou maneiras como as pessoas agem,ou até mesmo maneiras de pensar para nós é tudo que fazemos pensando nas consequências e que fazemos sem prejudicar as pessoas ou a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  11. Arthur e Thiago T: 1065 de abril de 2011 16:42

    nomes
    arthur m.martins,Thiago R.de Farias
    numeros
    5,37

    1 o que nos mais chamou atençao foi a terceira porque fala o que realmente acontece na sociedade de hoje.

    2 A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.

    ResponderExcluir
  12. miguel,alisson ,turma:106 , nº 26,35 de abril de 2011 16:45

    nome:Miguel Figueiredo,Alisson m. martins
    nº-26,3
    turma:106

    1º- moore,A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

    2º- ETICA.parte do carater e conceitos da pessoa

    ResponderExcluir
  13. Nomes:patrik maciel nº29,Aires Medeiros nº02,Wellington nº35.
    Turma:106
    Data:05/04/2011

    Questão 1:A que mais me chamou atenção foi a 2º definição,porque ela fala que a Ética se ocupa a fazer a perfeição do ser humano.

    Questão 2:A definição que eu daria é que a palavra ética simboliza perfeição.

    ResponderExcluir
  14. Nomes: Diogo Azevedo,Paula Andrade e Keyse Soares nº: 12,31 e 20 Turma: 1065 de abril de 2011 16:55

    Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega 1. éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.
    Escolhemos essa pois explica o significado da palavra ética resumidamente,e ao mesmo tempo a origem dela.

    2.Ética é um conjunto de pensamentos, atos, atitudes e realizações que torna uma pessoa melhor

    ResponderExcluir
  15. Nomes:Lenon,Bruno,Lucas Numeros:19,06,20 Turma:102 Ano:1 Data:08/04/2011

    1:A definição de Clotet pois ele fala de uma forma bem resumida e facil de entender o que é ética.

    2:Ética,são os atos e pensamentos,que ajudam a construir uma boa sociedade e que evita criar o desconforto de seus membros.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Caren Iost
    Numero: 09
    Turma: 102
    Ano: 1
    1. A que mais me chamou a atenção foi a do Tugendhat E. ligaçoes sobre etica. Por que é a definição que é a que mais acridito cada um teu sua observaçao propria para saber o que é ética.

    2. Ética pra mim é questao de moral ou caracter que cada um deve ter o seu .

    ResponderExcluir
  17. NOME:FRANCIELE,DEBORA MONTEIRO
    NUMEROS:15,12
    T:103 ANO:1

    1-Foi a definição de Clotet j.,porque a ética está relacionada as pessoas e o autor defini isso.

    2-A nossa definição para ética e um conjunto de regras de que cada um deve seguir para viver em harmonia com as outras pessoas na sociedades.

    ResponderExcluir
  18. Angelica Silva turma:106 n°4 data:11/4

    1-a definição que mais me chamou a atenção foi a 2º por que diz que A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

    2-Ética é um grupo de qualidades indispensáveis para a convivência em sociedade

    ResponderExcluir
  19. Nome: Camila Radmann e Tainá Moura.
    Turma: 102
    Nº: 08 ; 33

    1 - Qual a definição que mais chamou sua atenção? Por quê?
    Nossa definição preferida foi a de Clotet J.
    Porque ela diz que existe ética em todas a sociedades humanas e talvez entre sociedades não-humanas mais próximas de nos, e que existe a um bom tempo.

    2 - Tendo em vista todas estas definições, qual a definição que você daria para a palavra ética?
    Nossa definição sobre ética que pode se um conjunto de regras ou leis impostas pela sociedade para segui-lás de forma correta.

    ResponderExcluir
  20. Amanda e Maria Regiani11 de abril de 2011 14:47

    Nomes: Amanda Machado, Maria Regiani
    Turma: 102 nº: 03, 23

    Questão 1: Nos escolhemos a 2º definiçao a de cloted j. Ela nos chamou mais atençao por que nela diz que a étima ajuda na realização das pessoas.

    Questão 2:
    Ética em nossa opnião, pode ter varios significados, dependendo da visão de cada um. Como ajudar na realização das pessoas, como diz na definição que escolhemos.

    ResponderExcluir
  21. Otávio e Wellerson Nº 27 e 37 T: 103

    1)Escolhemos a definição de Clotet J. pois fala realmente do que a ética é na sociedade

    2)A ética é parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral e os princípios ideais da conduta humana; Conjunto de princípios ideais de conduta.

    ResponderExcluir
  22. Etica em minha opinião e a investigação geral da aquilo que e bom,respeitar os mais velhos e ajudar idosos,respeitar os outros para ser respeitado.

    ResponderExcluir
  23. Merielen e Debora Medeiros Nº26 e 11
    Turma:103
    1-Foi a definição de Clotet j.,porque a ética está relacionada as pessoas e o autor defini isso e também fala do que a etica é realmente na sociedade.

    2-A nossa definição para ética e um conjunto de regras de que cada um deve seguir para viver em harmonia com as outras pessoas na sociedades. Aborda o conjunto de principios ideais de conduta.

    ResponderExcluir
  24. Juliane Milano , Thaynáas Rodrigues .
    1º ANO - turma 102

    1- Foi a do Clotet J., é uma forma resumida da ética em todas as sociedades e sugere que a ética também pode ajudar na realização das atividades humanas.

    2- Ao meu ver ética significa ter valores morais , caracter oque hoje em dia é uma coisa bem rara.

    ResponderExcluir
  25. Nomes: Pablo Nogueira , Mateus Teixeira
    Nº: 29 , 25
    Turma: 102

    1- Nós escolhemos a definição de Singer P. , porque ele em poucas palavras diz o que é ética .

    2- Pra nóz agente definiu a ética assim: é um conjunto de regras e de valores ao qual se submetem os fatos e as ações humanas , para apreciá-los e distingui-los ; moral.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Larissa Silva e Mayara Rocha
    Número: 19, 25
    Turma: 103

    1- Foi a de Clotet J.! Porque foi uma explicação fácil de entender, então concordamos e nos identificamos com a forma que ele define a ética.
    2- Ética além de educação, é cultura e está presente em tudo que fazemos. "Ética vem de família", é em casa que se aprende a ter uma boa educação e aprender a conviver com os outros sem prejudicar ninguém, nem ser obrigado a seguir exemplos e sim ter sua própria consciência de usar sua educação adequadamente.

    ResponderExcluir
  27. matheus barbosa,caren,alice,victor18 de abril de 2011 14:34

    Etica e a investigação geral de tudo que e bom
    ea ter educação ter respeito

    ResponderExcluir
  28. Me chamou atenção porque os textos chamam a atenção para a ética pois busca mostrar modo de ser, caráter, comportamento é um ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no dia a dia e na sociedade. A ética busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

    ResponderExcluir
  29. Nomes: Andressa Bittencourt, Laryssa Balleste, Andressa Ayang, Lara Maisonave e Ariane Dorneles
    Turma: 104
    N°: 06,21,05,20,17
    1- "Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes.Por que essa definição foi o jeito mais fácil de entender o que realmente é ética.
    2- Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa.

    ResponderExcluir
  30. Nomes:Mauriê, Greice e Iasmin
    Turma: 104- 1ºAno
    Data: 18/04/11
    Numeros: 26,13,14
    1) A definição escolhida foi a 2º a Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser Humano chegue a Realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Porque ela tenta facilitar a vida e procura a perfeição do ser Humano.

    2)A definição que damos para a Palavra Ética é ser um ser humano sempre de bom caráter e fazer as coisas certas e Justas sempre.

    ResponderExcluir
  31. Nome:Jonathan Tavares
    Turma:104
    Número:17
    1) No meu ponto de vista quem definio melhor o que ética foi Singer P. Ethics; pois em poucas palavras ele definio o que é ética.
    2)Ser ético é ser uma pessoa de carater e moral . Que não julga os outros sem mesmo conhecer.

    ResponderExcluir
  32. Nome: Maiky Silveira
    Turma: 103
    Número: 20
    1 - Pra mim, a melhor definição de ética foi a Tugendhat E, porque de um jeito ela fala que nós precisamos de uma boa convivência e respeito para conviver com a sociedade !
    2 - Ética pra mim é ter responsabilidade, caracter, respeito, dignidade, humildade e saber conviver em harmonia e respeito com a sociedade.

    ResponderExcluir
  33. 1- "Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”.


    2- A difinição que eu daria para a palavra ética é a 3° difinição que fala que a ética existem em todas sociedades humanas,e talvez mesmo entre nossos parenteses não humanos mais proximos .


    Nome: Rodrigo Lopes, Tatiane alves,
    Turma: 104
    N°: 31, 33

    ResponderExcluir